Aug 25, 2008

Vocabulário novo

Toda vez que leio alguma coisa sempre tem palavras que não conheço - tanto faz se for em inglês ou em português. Acontece com todo mundo, certo? (A não ser que você seja um Machado de Assis...) O que fazer, então, quando a gente se depara com uma palavra desconhecida? Pense na melhor opção:
1) parar a leitura e procurar a palavra num dicionário;
2) perguntar para alguém que estiver por perto;
3) tentar adivinhar o significado com a ajuda do contexto;
4) deixar a leitura - está muito difícil!
Eu normalmente prefiro a terceira opção e a sugiro aos meus alunos quando eles estão lendo em inglês. O problema é se o contexto também não ajudar muito...neste caso, eu recorro ao dicionário, mas não na hora. Eu fico com aquela palavra na cabeça e fico pensando nela durante um bom tempo. Parece uma pulga atrás da orelha, na verdade! Deve ser porque sou tradutora também, e, como tal, quero saber todas as palavras! Bem, uma vez sabendo o significado, volto à leitura e releio a parte em que a tal palavra estava.
Num contexto de sala de aula, dá para fazer a segunda opção. É uma forma de interagir com alguém e praticar o inglês.
Há estudos que dizem que para você realmente aprender uma palavra nova, você tem que usá-la pelo menos 5 vezes. Desta forma o vocabulário se internaliza em você.
Bem, então, alunos de inglês: melhorem seu vocabulário lendo tudo o que gostam e tentem usar as palavras novas sempre que possível! Boa sorte!

6 comments:

Anonymous said...

Excelente blog! Boas informações e referências! Gostei mesmo! Parabéns e continue com esse grande trabalho!

abs!

Anonymous said...

Nossa muito interessante sua explicação . Valeu mesmo amanha tenho pova e ja sei o que fazer :)
Parabéns !!
Heitor Goiania-GO

Anonymous said...

Prova* rs
Heitor Goiânia-GO

Magda Mendes said...

Oi Heitor, muito obrigada e boa prova.

Anonymous said...

Excelente! Esse artigo é muito bom, uma vez que os alunos utilizem as palavras novas do vocabulário várias vezes, o aprendizado e a interação dele com o mesmo irá se facilitar.
É isso!
Abçs

Magda Mendes said...

obrigada pelo comentário :)