Jul 9, 2010

Discurso indireto - parte 6 (modals)


Bem, estamos chegando perto de encerrar a parte de discurso indireto.
Agora é a vez dos verbos modais (modal verbs), aqueles que não se flexionam na 3a pessoa do singular, no presente, e que funcionam como auxiliares. Vamos a alguns exemplos:


Discurso direto:


1) Mary: I should be going. I don't want to be late. (É melhor eu ir. Não quero me atrasar./ Devo ir. Não quero me atrasar.)
2) Jake: I would visit you if I could. (Eu visitaria você se eu pudesse.)
3) Pete: You must wear a helmet if you're riding a motorbike. (Você tem que/deve usar capacete quando andar de moto.)
4) Sue: I may go out this weekend, but I'm not sure. (Talvez eu vá sair este fim de semana, mas não tenho certeza.)


Discurso indireto:
1) Mary said (that) she should be going. She didn't want to be late. 
2) Jake said (that) he would visit me if he could. 
3) Pete said (that) we/I must (had to) wear a helmet if we're/I'm riding a motorbike.
4) Sue said (that) she might go out that weekend, but she was not sure.


No exemplo 3, o 'you' pode ser interpretado como 'vocês', no sentido de todas as pessoas, ou no sentido de 'você', a pessoa com quem ele estava falando. Por isso, ficou 'we' ou 'I', no discurso indireto. "Must" pode ser mudado para 'had to', porque 'have to' também indica obrigação. 
Você deve ter observado que os demais modais continuaram do mesmo jeito, não? 
O verbo 'can' também é um modal, mas usamos 'could' no discurso indireto, pois esta é a sua forma no passado. O mesmo acontece com 'may', que fica 'might'. Se a pessoa usar 'might', ele não muda no discurso indireto. Por exemplo: 


Bob: I might have called you, but I wasn't sure you'd like that.


Bod said (that) he might have called me, but he wasn't sure I'd like that.


Há outro modal, o 'shall', mas ele é mais usado em textos literários ou para expressar sugestão, para as pessoas "I" e "we". Em inglês americano ele é raro. 


Exemplo: 
Mary: Shall we go to the movies or to the theater now?


Mary suggested going to the movies or to the theater. Ou: Mary asked if they/we should go to the movies or to the theater. 


Espero ter sido clara.

No comments: