Nov 19, 2010

jump & skip; kick & guess; time & turn

Se você também se confunde com estes pares de palavras, sinta-se bem normal! O uso destas palavras é que as diferenciam, não o significado. Bem, vamos lá:

1) Pular, no sentido físico, é 'jump'. Exemplos:
'Can tigers jump?' (Os tigres conseguem pular?)
'I don't think I can reach that poster. Not even if I jump. (Acho que não consigo alcançar aquele pôster, nem se eu pular.)

pular, no sentido de furar uma sequência, por exemplo, é 'skip'. Então, por exemplo, se quisermos falar "pule uma linha no caderno", tem que ser 'skip a line', e não 'jump'. Quando o professor está chamando os alunos em fila, por exemplo, e 'pula' um dos alunos, também se usa 'skip'. (The teacher skipped that student.). Quando estamos lendo itens em uma lista e deixamos um de lado, também é 'skip'. (He skipped this item of the list.)

Ambos verbos são regulares. As formas do passado são 'jumped' e 'skipped'. 

2) Chutar, no sentido físico, é 'kick'. Exemplos:
'I'll kick the ball very hard to see if I score.' (Vou chutar a bola bem forte para ver ser faço o gol.)
Please, stop kicking your little brother! (Por favor, pare de chutar seu irmãozinho!)

Já 'chutar', no sentido de adivinhar uma resposta, é 'guess'. Então, você pode dizer que 'chutou a resposta porque não sabia qual era a certa' (You guessed the answer because you didn't know it.) Outro exemplo: "vou chutar. Acho que é a letra 'b' ". (I'll guess. I think it's letter 'b'.)

Ambos são verbos regulares também: 'kicked' e 'guessed' são as formas no passado.

3) Time & turn não são sinônimas, mas muitos alunos usam 'time' pensando em 'vez', já que usamos 'how many times have you done this?' e a tradução seria 'quantas vezes você fez isso?' Por analogia, os alunos pensam que 'vez' é sempre 'time'. Durante um jogo ou brincadeira, é comum os alunos dizerem 'it's my *time', para 'é a minha vez'. O certo seria 'it's my turn'. 

Prontos para usar estas palavrinhas? You can always guess if you don't know...

1 comment:

Evaristo Paulo said...

What a lesson!
I liked it. It's very useful to me.
Thanks!
keep going!

Africa/Angola.