Mar 6, 2010

"to BE/GET used to"

Na outra postagem eu tinha falado sobre 'used to', que deve ser usado para falar de rotinas ou hábitos passados somente. Agora é a vez do 'to be/get used to', que pode ser usado em situações presentes ou futuras. 

Veja alguns exemplos: 
1) I think I'll never get used to the weather in Brasilia. (Acho que nunca me acostumarei com o clima de Brasília.)
2) Eating too much sweet will not ruin Mary's health because her body is used to it. (Comer doce demais não prejudicará a saúde da Mary porque o organismo dela está acostumado.)
3) I'm not used to being left alone... (Não estou acostumada a ficar sozinha.)
4) I think Michael is a bit strange...he's used to wandering late at night, all alone, and talking to himself. (Acho que o Michael é um pouco estranho...ele tem o costume de vagar e falar sozinho, à noite.)

A forma interrogativa fica assim: 

5) Are you used to driving long distances? (Você está acostumado a dirigir em longas distâncias?)
6) Do you ever get used to your husband's snoring? (Dá para se acostumar com o ronco do seu marido?)

Observe nos exemplos 3, 4 e 5 que o verbo fica no gerúndio (- ing). Esta é mais uma diferença entre o 'used to' e o 'be/get used to'. 

So, what are you used to doing? (Então, o que você tem costume de fazer?) 

1 comment:

Anonymous said...

muito bom!