Feb 15, 2013

hora de (re)começar

Chega mais um ano letivo e muita gente decide que está na hora de estudar inglês. O desafio não é começar, e sim continuar. Como várias outras conquistas, chegar ao nível avançado de inglês (ou de qualquer outro idioma) requer persistência e disciplina. Alguns chegam lá com apenas 3 ou 4 anos, outros precisam de mais tempo. O importante é lembrar o seguinte: 

1) Inglês não é hereditário - infelizmente você não vai herdar isto de ninguém;
2) Inglês não é chuva - não vai cair do céu e inundar você de conhecimento;
3) Cada um tem seu ritmo e tempo - não adianta se comparar aos demais, cada um vai chegar lá em seu próprio tempo e de acordo com sua própria capacidade;
4) Inglês requer dedicação - não adianta apenas ir às aulas e não se dedicar nas outras horas do dia. Fazer dever de casa não é coisa do passado.
5) Aproveite toda oportunidade para aprender. Isso é fácil no Brasil, basta uma volta no shopping e você estará diante de uma invasão de palavras em inglês (shopping; sale; 50% off; fast food, valet parking, etc.)
6) Imitação ajuda - tente imitar como um cantor pronuncia a letra da música. Está assistindo a um filme? Volte a cena e repita o que estão falando. Comece com um trecho pequeno e depois vá aumentando. Parece meio estranho, mas a imitação é crucial à fluência.
7) Perca a vergonha - se tiver muita vergonha de errar, vai ficar mais difícil. Quem se arrisca mais, ganha mais. Se você é tímido e não quer se expor na sala de aula, falando para a turma toda ouvir, tente pelo menos conversar com um colega ao seu lado. Lembre-se: estão todos no mesmo barco. Os outros podem errar também.

É hora de arregaçar as mangas e vislumbrar você chegando aonde quer chegar. 
Boa sorte e bom ano letivo.

2 comments:

Enzzo Sato said...

Olá, Magda!
Descobri seu blog hoje e devo dizer que está de parabéns com o seu trabalho. O inglês sem dúvidas é a língua mais importante do mundo e poucas pessoas possuem a nobreza de compartilhar esse conhecimento, que é conhecido por poucos brasileiros.

Enfim, só para elogiar seu trabalho, o blog é realmente genial!

Magda Mendes said...

oi Enzzo,
fico muito agradecida por suas palavras tão gentis :)

abraço,