Dec 2, 2014

Projetos literários na aula de inglês

Esta postagem é mais direcionada aos professores de inglês e trata-se de projetos que podem ser feitos a partir de algum livro de literatura sugerido em aula. Em geral, não é comum cursos de inglês pedirem que os alunos leiam obras literárias, mas seria o ideal. Há uma infinidade de livros de vários gêneros, separados por nível, para complementar o aprendizado e incentivar os alunos a lerem em inglês. Veja várias opções aqui.

Neste caso específico, a minha turma era de alunos entre 10 e 12 anos. Eles estavam no terceiro semestre de inglês (alguns já estavam há mais tempo). Foram sugeridos seis livros literários e os alunos os leram durante a aula, em dias específicos. Alguns alunos leram mais de um livro, outros leram apenas o que foi pedido. 

Como atividade avaliativa, sugeri sete projetos e os alunos tinham que escolher uma opção. Enfatizei que o propósito era que eles se divertissem ao fazer o trabalho, e não o fizesse apenas pela nota. As opções dadas foram:

1) Faça um pôster contendo as partes principais do livro.

2) Faça uma maquete contendo as partes principais do enredo ou uma parte específica do livro. Este trabalho pode ser feito em duplas.

3) Escreva uma carta ao autor do livro, fazendo comentários do que você achou da história ou fazendo alguma pergunta que você gostaria que o autor respondesse.

4) Imagine que você é diretor de cinema e vai adaptar o livro para ser um filme. Escolha os atores para serem os personagens principais e justifique suas escolhas. Exemplo: "Chris Hemsworth is going to be 'Gulliver' because Chris is strong and tall." Inclua fotos dos atores.

5) Crie um jogo envolvendo partes do enredo ou a história toda. O jogo pode ser tipo memória, perguntas e respostas, ou qualquer outro. Inclua as instruções. Este trabalho pode ser feito em duplas.

6) Encene uma parte do livro para a turma. Este trabalho pode ser feito em pares ou grupos.

7) Faça um vídeo com você (e/ou seus colegas) encenando uma parte do livro. Pode ser feito em pares ou grupos.

A maioria dos meus alunos preferiu fazer maquetes, cujas fotos incluí nesta postagem. Quem fez maquete tinha que apresentá-la aos colegas, explicando a qual parte do livro ela se relacionava. O destaque foi a maquete cheia de doces e balas, representando o livro "Wreck it, Ralph". Ficou um capricho e uma delícia! 
Uma aluna adaptou o jogo 'Killer' para o livro "Hacker" e nós jogamos durante a aula. Foi muito divertido. Um aluno desenvolveu um jogo de perguntas e respostas sobre o livro "Extreme Sports" e também foi muito interessante. Um outro aluno fez um vídeo bem legal em que ele perguntava e respondia perguntas sobre o livro "Hacker". O aluno fez o papel do entrevistador e do entrevistado.Todas estas atividades foram apresentadas em inglês e vi que os alunos realmente se empenharam em explicar o que criaram e a contar a história do livro. 

Então, para aqueles professores que quiserem levar literatura para a aula de inglês, fica esta ideia. Lembre-se de escolher livros dentro do nível de inglês da turma. 



maquete sobre o livro "Wreck it, Ralph". 
  

Trabalho sobre o livro "Gulliver"
Trabalho sobre o livro "Chicago"

Trabalho sobre o livro "Gulliver"

2 comments:

Mark Craig said...

É um projeto maravilhoso. obrigado por compartilhar e visite o meu site ...aula ingles florianopolis Nossa escola oferece diversos tipos de cursos, regulares e intensivos, para adultos e adolescentes. Preparatório IELTS e Cambridge, aulas particulares, conversação, método eficiente.

Magda Mendes said...

Oi Mark,

obrigada pelo comentário e por divulgar seu site.

Abraço.